Reine Sobre Mim

Sinopse: Adam Sandler é o personagem principal, que perde toda sua família, esposa e três filhas, no dia 11 de setembro de 2001.

Após esta perda ele fica muito diferente:  se afasta de todos, esquece de sua história, e vive sozinho,  até que encontra Don Cheadle, seu amigo de faculdade, que sabendo do que ouve,  se preocupa com Sandler e vira sua vida de “cabeça para baixo”.

Assista ao Trailer

Utilizamos este filme na aula de Psicopatologia, com a professora Monalisa de Cássia Fogaça, que trata de maneira magnífica sobre a história de um homem que perde toda sua família, inclusive o cão, no acidente do dia 11 de setembro de 2001 em Nova Iork.

Um amigo seu, de faculdade o encontra, e consegue penetrar no mundo dele, o que era impossível para outras pessoas, como seus sogros e vizinhos, pois ele se trancou para o mundo e vivia sozinho. Ele fugia de tudo o que o fazia lembrar do que houve, e se apegava a coisas estranhas aparentemente, como por exemplo, ter que tirar o sapato para entrar em casa, ou reformar sempre a cozinha.

No entanto, quando analisamos o filme, observamos que:

Se trata de um caso de Transtorno de Estresse Pós-Traumático com comobidade do Transtorno Depressivo Maior com características psicóticas, devido a:  fugir de tudo o que o faz lembrar do que houve, se isolou socialmente, vê a esposa nas ruas e até seu cão, desrealização, teve anmésia, se concentra em jogos para esquecer a realidade, acredita que está sendo perseguido, tem vontade de morrer, entre outros.

O filme também aborda a questão Ética em relação ao atendimento psicoterápico, a resistência à psicoterapia, o fato de um indivíduo viver o seu desejo através do outro e outras coisas que também são muito interessantes, mas que você só saberá se assistir.

É um filme incrível, vale muito a pena vê-lo.

Comentários em: "Reine Sobre Mim" (1)

  1. Carla Egídio disse:

    Tema do Filme:

    Love Reign O’er Me (tradução) Pearl Jam
    Apenas o amor
    Pode fazer chover
    Do modo que a praia é beijada pelo mar
    Apenas o amor
    Pode fazer chover
    Como a transpiração dos amantes
    Posto nos campos.

    Amor, reine sobre mim
    Amor, reine sobre mim, chova sobre mim

    Apenas o amor
    Pode trazer a chuva
    Que faz você desejar o céu
    Apenas o amor
    Pode trazer a chuva
    Que cai como lágrimas lá do alto

    Amor, reine sobre mim

    Na árida e empoeirada estrada
    As noites que passamos sós
    Eu preciso voltar para casa, para a fresca fresca
    chuva
    Não sou capaz de dormir então me deito e penso
    A noite é quente e negra como tinta
    Ó Deus, eu preciso de uma dose da fresca fresca chuva

Deixe um comentário

