Além de todos os sintomas e característica da doença,  o sujeito é afetado mais do que somente em sua estética, ou seja,  além dos tremores, rigidez, bradicinesia (movimentos lentos) e instabilidade postural.

O sujeito sofre um grande impacto em sua qualidade de vida, devido ter afetada diretamente sua memória, linguagem, capacidade visuo-espacial e funções executivas.

A memória desse sujeito passa por uma grande queda em seu potencial de reter recentes informações,  já no início da doença.

A linguagem é afetada pela rigidez que o sujeito sofre em todo seu corpo. Sua mímica facial é extremamente reduzida e o volume da voz diminui drasticamente, devido a falta de mobilidade em todo rosto.

Sua capacidade visuo-espacial sofre dano quando a pessoa não consegue mais diferenciar uma figura da outra, quando sobrepostas,  e contrastes de cores e também de figuras.

Já em relação à Função Executiva, o indivíduo tem dificuldade em planejar, organizar e executar estratégias.

Devemos destacar também que se o sujeito é acometido antes dos 40 anos, o maior prejuízo se dará nos sintomas estéticos (tremores, rigidez etc), já se for após os 60 anos o dano será maior nos distúrbios (memória, linguagem etc).

A doença tem evolução lenta e progressiva. Não tem cura. E em um histórico familiar no qual ela está presente, a probabilidade de se ter esta doença também, é de 6 a 30%.

Os homens possuem maior chance de tê-la do que as mulheres.

A demência de Parkinson tem de 20 a 60% de possibilidade de acontecer. Envolve lentidão cognitiva e motora, e depressão.

Devemos olhar para além do que os olhos podem ver, pois o sujeito sofre muito mais o que percebemos por fora. O dano em sua qualidade de vida é bem maior no que corresponde às Funções Elementares Superiores (percepção, linguagem, memória, psicomotricidade, funções executivas, emoção e atenção).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: