Além do Saber

Muito mais do que acumular conhecimentos, a prática do Psicólogo exige que ele também saiba ser e fazer. Como uma casca vazia é aquele profissional que somente adquiriu carga teórica e não soube que mais do que simplesmente explicar ou até responder questões de provas. O essencial é que ele saiba ser e aplicar o que aprendeu em suas aulas.

A Práxis é o conceito que abordaremos neste post.

Muitos profissionais, e não somente psicólogos, possuem grande conhecimento teórico, mas não sabem como utilizá-lo no seu dia-a-dia, não conseguem aplicá-lo de forma prática. O profissional deve conseguir estratégias para aplicar o que aprendeu, formas de colocar na realidade o que tirou da teoria.

Além da aplicação do conhecimento teórico, o que é mais importante, é saber internalizar o que se aprende. Conseguir fazer com que o conhecimento se torne parte de você. Ser transformado por ele.

O Saber é conhecido como capacidade analítica, e o Fazer, como capacidade instrumental.

A Capacidade Analítica permite que o profissional de psicologia consiga observar, ter postura de escuta, receptividade para o novo, teorias sobre a subjetividade, avaliar as necessidades dos sujeitos, e pensar em alternativas junto com um grupo ou pessoa para se fazer mudanças que sejam necessárias.

A Capacidade Instrumental aborda capacidade técnica e pessoal. A Capacidade Técnica é testes, entrevistas, observações etc. A Capacidade Pessoal é comunicação, liderança, cooperação, trabalho coletivo, coordenação de grupo-tarefa etc.

O Psicólogo que sabe ser, verá além do que se tem o costume de observar, pensará em estratégias diferentes, usará sua criatividade, será mais comunicativo, será líder, e conseguirá trabalhar com as diferentes opiniões e pessoas.

Devemos procurar ver além do que é óbvio, além do que nos é entregue de “forma mastigada”, procurar algo mais do que o comum. Construir em nós, habilidades que nos capacite a entender o ser humano e que nos faça melhores.  Que nos desperte para o outro, fora do nosso egoísmo, fora do que nos beneficie, além de nós mesmos.

Devemos ir além. Além do simples saber, precisamos aprender a ser.

Anúncios

Comentários em: "Além do Saber" (2)

  1. Simone Manzaro disse:

    Acredito que não somente eu mas muitos por aí, tem a visão de que a faculdade é boa mas não ensina tudo, e onde vamos aprender o que falta é na prática do dia-a-dia.
    Não só estudar para ter um diploma que muitas vezes ficará na gaveta, mas o psicólogo como outros profissionais devem ir atrás de conteúdos específicos, cursos de especialização, trabalhos voluntários, tudo que possa agregar experiência e conhecimento. O psicólogo deve sim, ser, saber ser e saber fazer, mas antes de tudo ter força de vontade para se aprimorar, sempre pensando que a profissão escolhida irá lidar com outro ser humano, e no contato com outro ser humano, ser apenas outro ser humano.

    Abraços

    • Carla Egídio disse:

      É Si, o psicólogo precisa se atualizar, buscar conhecimentos específicos e praticar estes conhecimentos é de fundamental importância. Com toda certeza.
      Obrigada pela participação, flor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: