Desta classe de Transtorno faz parte:

  • Somatização: São sintomas físicos inexplicáveis, dentro dos critérios médicos. Para que os sujeitos sejam diagnosticados com Somatização é preciso que haja 8 critérios: 4 sintomas de dor (Ex: dores diversas, ao urinar, dores no corpo, durante períodos menstruais e outras sem explicação médica); 2 sintomas gastrointestinais (Ex: intolerância a alimentos, diarréia e outras); 1 sintoma ligado à sexualidade (Ex: ejaculação precoce, dor durante a relação sexual, indiferença sexual etc); pseudoneurológicos (Ex: cegueira, paralisia de membros, formigamento, surdez etc).
  •  Transtorno Conversivo: São sintomas relacionados à neurologia e/ ou sensações. Ex.: cegueira, formigamento, não consegue andar, não sente frio. Mas um dado importantíssimo é que o sujeito não sente dor. É preciso que este quadro se configure em pelo menos 1 mês consecutivo. É preciso que não haja nenhuma outra condição médica.
  • Transtorno Doloroso: O sujeito sente dor em um ou mais locais anatômicos diferentes, em qualquer lugar do corpo. Ex: dor nas costas.
  • Transtorno Hipocondríaco: O indivíduo acredita que tem uma doença mais grave do que realmente tem e por isso se auto-medica. Ex: a pessoa tem uma simples dor de garganta e tem a certeza de que está com câncer na laringe.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: