Imagem

Em um texto de 1924, Freud postula que:

A neurose se trata de um conflito entre o ego e o id. Tem origem quando o ego se recusa a aceitar um forte impulso instintual do id, ou, de recusar a encontrar algo que possa ser um motor e/ou escoador deste impulso, ou ainda, o ego proibir este impulso para o objeto a que ele se destina. Em todos os casos, o ego se defende deste impulso utilizando o mecanismo de repressão, e por sua vez, o que foi reprimido luta para não ser reprimido, gerando uma luta interna, que acaba em sintoma. Quando o ego descobre o que ameaça seu equilíbrio, continua a lutar, mas agora, contra o sintoma, e tudo isso se torna uma neurose. Toda esta luta está sob às ordens do superego, que, por sua vez, tem origem do mundo externo. Então o ego entra em conflito com o id, tomando partido do superego e da realidade.

A psicose é um desfecho análogo de um distúrbio semelhante nas relações entre o ego e o mundo externo. O mundo exterior não é percebido de forma alguma, ou, quando percebido, não possui qualquer efeito sobre o ego. Este ego, então, cria um novo mundo interno e externo e estes mundos são construídos a partir dos desejos impulsionais do id. O motivo para esta rejeição do mundo externo é alguma frustração muito séria de um desejo, causada pela realidade, frustração que parece intolerável. O id então, fala mais alto que o ego, e o direciona. O delírio, seria um remendo no lugar de onde apareceu o buraco na relação entre o ego e o mundo externo.

Freud também menciona sobre as psiconeuroses narcísicas, que aparecem como conflitos entre o ego e o superego, que seria, por exemplo, a melancolia.

Em resumo: as neuroses são conflitos entre o ego e o id; as psicoses entre o ego e o mundo externo; e por fim, as neuroses narcísicas como conflitos entre o ego e o superego.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: